novembro 03, 2011

De acordo...

Estou de acordo comigo mesmo quando qualifico o adjectivo imbecil como o mais adequado para descrever o jogo de ontem...


Foi imbecil a forma desleixada como o Benfica se deixou embaraçar num jogo fácil. A vitória de ontem poderia retirar muita da pressão para os últimos dois jogos da fase de grupos, mas ainda mais importante, poderia permitir uma gestão do plantel muito mais ampla para os jogos do campeonato, sobretudo frente ao Braga e ao Zbordem...


Um facto é, tal qual aconteceu no último jogo do campeonato, o Benfica entrou forte, determinado e com uma qualidade ofensiva imensa, táctica que permitiu marcar cedo e cedo controlar a partida.


Mas realmente o plantel tem algumas debilidades...


Os jovens da formação que actualmente estão no plantel são muito semelhantes aos que por lá andaram... Parecem que vão ser sempre grandes promessas, mesmo já com 28 anos...


Uma das maiores burridades de ontem foi queimar uma substituição numa posição em que o jogador não estava, porque nunca poderia estar, a ser brilhante... A lateral esquerda estava fraca na sua posição original, mas muito bem compensada pelos restantes colegas de equipa que queriam o sucesso do "rookie". Vai daí, por alma de quem foi Jesus (que ontem esteve omni-presente) trocar o moço por um central pouco evoluído?


Outra...


Quando sai Aimar, quem fica com as despesas de organizador de jogo? Witsel? Naaaaaaaa... Esse é um jogador que não foi talhado para fazer uma só função, tem de estar solto para poder render... Mas esta é uma situação recorrente...


Com estas situações a serem somadas a uns quantos outros detalhes (como a desplicência defensiva no lance do golo do Basel, ou mais uma gafe infantil do Maxi a ter de obrigar Luisão a mostrar porque já é um central histórico neste clube) o Basileia cresceu, soube ser tácticamente rigoroso e embora haja uma abismal diferença de qualidade entre planteis, tirou o máximo de cada uma das suas unidades e humildemente soube conquistar o ponto que os deixou novamente à luz da passagem e adiou o sucesso prometido do Benfica.


Há momentos em que temos visto um Benfica calmo, seguro de si e dono do seu jogo, mas às tantas tudo isso muda e passamos a ter uma equipa temente apoiada em unidades instáveis e governada por um lunático visionário de um futebol de um sentido só e sem soluções para a contenção de jogo.

5 comentários:

Rui Sérgio Guerra disse...

Bom dia, bloguistas! (Comment 1/2)

Agradeço e subscrevo a tua crónica, Gonçalo,… pecas apenas por… ”demasiado soft”!
Tens toda a razão – HOUVE MESMO DESLEIXO!…
Apenas realço que…HOUVE MUITO DESLEIXO… E DESONRA AO SLB,… DE NOVO!!!

Sou um sócio do SLB que vive aqui no Porto e, como calculam, por tudo o que se passou,..
'tou ainda a ferver... e muito!

Como cumpro com as m/ obrigações perante o Clube, tenho moral para,... EXIGIR SEMPRE... aos Técnicos e jogadores do SLB... RAçA, QUERER E AMBIçÃO DE VITÓRIA! SEMPRE!!!

Hoje, à parte os primeiros 15 minutos e pouco mais (OUTRA VEZ !!!), a exibição do Benfica foi,... MISERÁVEL E QUASE VERGONHOSA!
VOLTÀMOS A ADORMECER… DENTRO E FORA DO RELVADO!
Lamento muito mas... FOI MESMO... MAU DE MAIS PARA SER VERDADE...!
Negar isto é... falsear a realidade e até... OFENDER A HONRA E DIGNIDADE DO S.L.B.!

Excelente o RODRIGO, parabéns pelo óptimo golo e pela exibição! Cresce de qualidade jogo a jogo. Bom jogo do ARTUR (a segurança habitual) e de GARAY. Quanto a LUISÃO E AIMAR,… apenas SOFRÍVEIS, pois PODEM E DEVEM JOGAR E ORIENTAR BEM MELHOR A EQUIPA!

O resto dos jogadores,… de facto,… QUASE VERGONHOSOS! MAXI sem velocidade, voltou a “enterrar-nos” (“buraco” no 2°.golo!). L.MARTINS compreensivelmente apenas razoável: a expectável qualidade a atacar - aprende, ó cromo do Emerson! -, mas com muita inexperiência a defender, abrindo “demasiadas avenidas” no seu flanco. MATIC…lento e complicativo (não convence, ponto!). WITSEL…fraquíssimo; como é possível, ele que…é craque! GAITÁN e B.CÉSAR… MERECIAM DE FACTO UM VALENTE PAR DE ESTALOS…por tanto DESLEIXO!
Cardoso entrou… já cansado! Nolito, apareceu demasiado tarde… e com a equipa… MORTA!

JJ esteve PÉSSIMO, NA ORIENTAçÃO À DISTÂNCIA (aprenda mais essa, Sr.Catedrático!): equipa DE NOVO À DERIVA no pós-golo, c/ EXIBIçÃO MEDÍOCRE, SEM GARRA NEM CHAMA, tal como no desastre em Barcelos (após o n/ 2-0) e hà dias c/ o Olhanense, na Luz!
Com a equipa completamente de rastos em qualidade de jogo,… TIRA O AIMAR???
L.Martins não foi devida e atempadamente preparado e depois, c/ razoável exibição,… sai por M.Vítor ? Para quê, se Garay tapava bem a dobra ? Mais 1 substit. “queimada” estupidamente!

Quanto a Raúl José,… AMORFO E MEDROSO,…c/ inegáveis sinais de…FALTA DE ESTOFO!
Anda ali…”a fazer o quê”?! Ganha o que ganha para… “tirar notas e…carregar bolas”?! Boa!!!

Aliàs, esta má exibição era expectável pelo prisma e na sequência do B.Mar e do Olhanense.
Ok, já sei, …blà blà blà… nada está perdido, faltam-nos apenas 2 pts,… blà blà blà!
DISCURSO COMODISTA E MISERABILISTA,..QUE TRADUZ, DE FORMA REDUTORA… UMA BOA DOSE DE EXPLICAçÃO PARA O SLB DOS ÚLTIMOS 30 ANOS – um fidalgo que… QUASE SE ARRUINOU DE VEZ (aqui, por justiça, Mto Obg a M.Vilarinho + LFV +…)!
POBRE FIDALGO esse que,… na verdade,… POUCO,… MUITO POUCO TEM GANHO!
O resto… é patuá!
Ah… “O Papa e a Al Qaeda azul”…blà blà,…ok! E… 2 CL + 2 taças UEFA +… que tal ?!?!

Desculpem-me todos mas,… face às expectativas realistas (não mais!) e às motivações inerentes ao jogo de hoje:
- qualificação directa p/a 1/8 Final CL + 800.000€ + reforço da pontuação no Ranking UEFA,
- a quase garantia de ganhar o Grupo, pressupondo a vitória cá contra o Otelul,
(ou seja, na próx. eliminatória, 2ª.mão na Luz,… factor SEMPRE MUITO IMPORTANTE!),
- ASSUMPçÃO DE MAIOR PRESTÍGIO DO BENFICA…ACTUAL,… DO SLB… DE HOJE!
Com o devido respeito à História do Clube, já me saturam em demasia o prestígio e a glória… DO PASSADO! FOI BRILHANTE E HONROSO,… MAS É PASSADO… DE 30-50 ANOS !!!
- Ganhar hoje era…GANHAR JÁ O ACESSO À FASE SEGUINTE DA CL (e tudo o supracitado)
E…MARCAR POSIçÃO DE FORçA, LÀ FORA…E CÁ, nos avençados da Pedreira e Alvalade!

Um abraço daqui da Palermo lusa,
RSG

Rui Sérgio Guerra disse...

Bom dia, bloguistas! (Comment 2/2)

Em resumo, GANHAR HOJE…ERA CLARA OBRIGAçÃO DO SLB!...E também porque:
- Temos uma dimensão de Clube muitíssimo maior que o FC Basel,
- Criava-se 1 MAIOR ESPÍRITO DE VITÓRIA E DE MOTIVAçÃO NA EQUIPA (e nos adeptos!),
- E,…MUITÍSSIMO IMPORTANTE,…O EFEITO DESESTABILIZADOR NOS ADVERSÁRIOS, IMPONDO-LHES 1 MAIOR RESPEITO…E QUASE RECEIO! (na CL e na Liga!).

Provou-se, DE NOVO, o autismo, a ridícula arrogância e as casmurrices irresponsáveis de JJ!
Ficaram claras, também reiteradamente, A FALTA DE LIDERANçA FORTE E DE QUALIDADE no Futebol do SLB! NÃO HÁ QUEM IMPONHA… RAçA, QUERER E AMBIçÃO DE VITÓRIA!
Seja JJ, RC ou LFV, ou…“o raio que os parta a todos”, EXIJIMOS GARRA…E NÃO A VEMOS!
MERECEMOS DEDICAçÃO, AMBIçÃO E RESULTADOS… E A EFICÁCIA É… EPISÓDICA!

Como isto é espectáculo, ou deveria ser,...QUE ESTE “MAU ENSAIO NA LUZ” PRENUNCIE…
… “ÓPTIMA ESTREIA NA PEDREIRA”… C/ CONT. NA LUZ face ao scp!

Para finalizar com ESPERANçA… E CONVICçÃO GLORIOSAS…,
… ACREDITEM,… CARÍSSIMOS CONSÓCIOS E ADEPTOS BENFIQUISTAS,…
A VERGONHA E MISÉRIA DE ONTEM À NOITE FOI…INTENCIONAL E ESTRATÉGIA DE JJ!
Conforme tive oportunidade de conversar com o Ricardo Araújo Pereira, depois do jogo,…
VAMOS GANHAR A MANCHESTER (ah pois é, bébé!)…ou… ok,… ganhamos cá ao Otelul!
Entretanto,… com tudo isto,…ENGANÁMOS “as alternadeiras” da Pedreira e de Alvalade!
VOCÊS VÃO VER,…VAMOS A BRAGA GANHAR…”15 A 1”… E REPETIMOS C/ OS “verdes”!

FORçA BENFICA!

Um abraço daqui da Palermo lusa,
RSG

Anónimo disse...

Queres ir a Manchester ver o teu Benfica jogar??
E o melhor, vais no mesmo avião com a Equipa..
Participa no Passatempo Posse de Bola...
Vai a www.possedebola.com e a www.facebook.com/possedebola e vê como participar!!

Anónimo disse...

OK, AGORA A BOLA É TUA!... P passatempo Posse de bola dá-te a partir deste momento a oportunidade de, daqui a menos de um mês, estares em Manchester a ver o "teu Benfica" jogar!... e o melhor? Vais no mesmo avião que a equipa!
Inscreve-te já! http://www.possedebola.com/ https://www.facebook.com/possedebola

Jotas disse...

este comentário que fique bem claro não se refere em particular a ninguém, julgo mesmo que só aqueles que sabem que assim são se vão rever nesta crítica.
Analiso este momento sem pânicos, até porque sempre fui avesso ao 8, péssimismo excessivo e teoria do está tudo mal,ou de pedir cabeças a rodos porque para alguns estranhamente bom era no tempo do Vale e Azevedo!!!, nem do 80, euforia desmedida onde toda a gente é fantástica, como vejo em alguns lados e para quem Jesus era mais que um Deus e agora...enfim, coerência da parte deles.
No entanto e analisando o momento, Confesso que saí ontem preocupado do Estádio da Luz, não pelo resultado, até porque em termos meramente desportivos e tendo em conta o objectivo do apuramento, não sendo excelente não foi negativo e deixa o Benfica a depender apenas de si, mas sim pela incapacidade que em muitos momentos do jogo a equipa demonstrou, até porque ao contrário do que alguns dizem, acho este Basileia uma equipa banal e não tenho dúvidas que um outro Benfica, ganharia facilmente.
Preocupado, porque essa incapacidade também não me parece ser de agora, desde o jogo de Aveiro que me parece ver um Benfica em quebra, oxalá esteja enganado agora que se avizinha um ciclo que poderá decidir toda uma época.