agosto 17, 2009

O novo "velho" Benfica...


Enviei esta mensagem a aguns dos meus amigos crónicos nesta coisa da bola, logo após Tacuara ter desperdiçado o empate. As reacções foram todas negativas do tipo estamos bem melhor que o ano passado...

Ok, ok...


Quando Weldon veio para o Benfica pensei que era mesmo uma bacorada à moda antiga, daquelas tipo César Peixoto, Luis Filipe ou Derlei e Zahavic. Mas no meio da cracalhada toda, foi o desconhecido e paupérrimo brasileiro que enfiou a bola lá dentro!

O Marítimo, qual equipa minúscula, fechou-se no centro do terreno com 11 atrás da linha da bola, queimou tempo em todas as situações que pode desde o minuto 1 e marcou com um penalti da velha guarda.

O Benfica nem com um penalti da velha guarda marcou e viu-se à rasca para dar a volta falhando mais de 8 possíveis golos, alguns daqueles que parecem poder ser marcados com a avó ao colo.

Nos instantes finais do jogo os gajos da ilha nem se mexiam porque só podiam mesmo era tentar ficar à frente da bola para ela não entrar. O Benfica carregou à patrão, mas só marcou um golo...

A questão aqui não se prende em comparações com épocas anteriores, vide aquele jogo frente ao Boavista há uns 2/3 anos, prende-se sim com aquela famosa frase: " é em jogos destes que se perdem e ganham campeonatos", e não deixa de ser grande verdade só porque foi o primeiro jogo do campeonato.


Não é altura de começar a deitar abaixo, mas sim de constatar uma coisa muito óbvia, os jogos de preparação não são jogos a contar para o campeonato. Nos jogos de preparação os adversários jogam aberto e sem medo porque não há nada a perder... No campeonatozinho tuga, vale tudo para tentar ganhar pontos e portanto as equipas fecham-se, fazem anti-jogo declarado e tudo o mais para ter sucesso.

O modelo de Jesus para o Benfica funcionará de forma muito mais eficaz em jogos de competições jogo-a-jogo onde as equipas tenham de tentar ganhar e não "não perder", porque este esquema precisa de espaço para os jogadores trocarem a bola de forma fluída e rápida.


Quinta-feira temos a Liga Europa, valha-nos são Well Done ou então um treinador adversário menos borrado/matreiro...

7 comentários:

Unknown disse...

mais do mesmo novamente! foram 3 penaltis mas o boi preto só viu um a favor do GLORIOSO...
BENFICA SEMPREEE!!!

71460_5/8 disse...

A jogar como jogamos vamos ganhar muitos jogos, porque todas as equipas têm dias maus de finalização mas nem todas as equipas criam mais de 10 claras oportunidades de golo numa partida! Os golos vão surgir até porque o Cardozo não irá estar sempre cansado de viagens à Coreia. Talvez aqui o erro tenha sido o ter colocado a jogar mas se não o tivesse feito as consequências poderiam ser bem mais nefastas.

Unknown disse...

Acho que já se está a fazer uma tempestade num copo de água.

Como se costuma dizer: se não é do cu é das calças!

A equipa jogou bem mas aquela foi uma dessas noites em que por mais que tentassem nada sairia bem.

Vamos aguardar com... tranquilidade pelos próximos jogos.

Diogo Pinto disse...

Boa crónica. Tudo sintetizado e pensado da mesma maneira que eu. Já agora...
http://curvasencarnadas.blogspot.com/

Anónimo disse...

no campeonato tuga, a equipas não se fecham contra o porto. pq?

Tiagomfc disse...

boas!

visitem o meu blog sobre o desporto:
ojornalismoeodesporto.blogspot.com

obrigado,e bom blog...

O Engenheiro disse...

sinceramente considero que é tão cedo para se criticar assim..

Quanto ao "paupérrimo brasileiro", devo acrescentar que o benfica sempre se fez de jogadores assim, lutadores, empenhados, crentes e esforçados. Artistas tivemos nós muitos, mas se todos fossem do estilo deste weldon era bem melhor.
Abraço