setembro 30, 2009

Acima de tudo, coerência...


Há uns anos largos visitei Madrid com a minha mulher, na altura ainda namorada, e mais uns amigos em jeito de excursão.

À parte do motorista ser um gigantesco nabo e ter demorado mais do dobro do tempo necessário a entrar na cidade e a encontrar o hotel onde ficaríamos a pernoitar, quase tudo correu bem durante a viagem.


Um dos objectivos a visitar era o estádio Santiago Barnabéu. Muitos dos co-viajantes admiravam na altura o Real Madrid fruto à excelente época que Luís Figo tinha acabado de protagonizar ao lado de Zizou, Raul e todos os galácticos do clube de Madrid.

Assim à vista desarmada e com todo o desconhecimento ingénuo do grupo, para todos em Madrid só do Real, não fosse o clube mais vitorioso de todos na altura…

Devido ao desconhecimento urbano que o motorista tinha da capital espanhola, na tentativa de chegar ao estádio, lá se teve de pagar a um taxista para nos guiar até ao Santiago… Mas a ave rara que comandava o volante, ao abordar o dito taxista, pediu para o homem o guiar ao estádio, premissa só de si estupidificante uma vez que em Madrid deve haver inúmeros estádios e ao mesmo tempo redutora porque o asno encartado partiu do principio que em Madrid só mesmo do Real.

Ora o homenzinho fez o que lhe pediram e entregou o autocarro ao estádio, só que o estádio tinha outro nome escrito nas paredes: Vicente Calderón!

Saímos do autocarro e enquanto uns insultavam o taxista, que se mostrava inocente posto o pedido feito, eu rebolava-me a rir num canto enquanto consumia um cigarro.

Depois de muitas palavras e de entrar novamente no “bus” lá chegámos ao estádio de Figo e seus galácticos…

Mais tarde, em conversa com alguns amigos com conhecimento da cultura futebolística espanhola, lá me disseram que o Atlético é o clube de Madrid. O Real é uma espécie de gigante multi-cultural e multi-nacional que só diz alguma coisa a uma geração mais recente de espanhóis. Em resumo, os puros aficionados de Madrid são Atlético…

Todo este enredo para justificar muito além do: força eterno capitão Simão, ou força: Reyes, ou ainda: força só porque é contra os porcos, a posição deste blogue.

O Benfica até Morrer apoia nesta noite de futebol europeu o Atlético de Madrid, porque é um clube com história e tradição que nunca precisou de galácticos ou corrupção para ser o clube da sua cidade.

4 comentários:

Bola7 disse...

quem te disse que o Atl Madrid é apenas produto de uma geração recente deve ter sido o bebado do motorista na certa... ahahahah...o Atletico é uma especie de scp de espanha...sempre nas sobras do gigante Real...como aqui do Benfica...

benficaatemorrer disse...

tás bêbado pá... em madrid a velha guarda é toda do atlético pá...

luís Vintém disse...

O Atlético de Madrid tem mais afinidades com o Glorioso, daquelas que contam, as históricas, do que o Real.

A única afinidade que o Benfica tem com o Real é que são os dois maiores clubes dos respectivos países em palmarés e adeptos. E ponto.

O Atlético é o clube "rojiblanco" é um clube de raízes operárias e humildes, entre os seus adeptos sempre se encontraram os mais progressistas e universalistas.

O Atlético surgiu da união de muitos adeptos de futebol da cidade, que viu o Real, no início do séc.XX, como um eucalipto, acabar com quase todos os clubes da cidade. Um pouco como acontece com um certo e determinado clube português corrupto.

Durante o franquismo, por exemplo, o Real foi muito ajudado pela ditadura. Lembremos que Di Stefano foi OBRIGADO a ir para o Real quando foi o Barça quem o quis contratar em primeiro lugar. O governo propôs ao Barça que Di Stefano jogasse um ano em cada clube (!!!) O Barça, por orgulho, não aceitou.

Em Portugal, o Benfica ganhou APESAR da ditadura, que apoiava os lagartos e os andrades. É por isso que é o GLORIOSO. O Real é assim uma espécie de sporting que teve sucesso.
De resto, é o clube dos "señoritos" e dos "pijos" (betinhos), e até os seus jogadores encaixam neste perfil.

O Real é a tourada, o Atlético é o Rock'n'Roll.

Pouco depois dos galácticos da equipa de Figo (e este incluído) se fazerem fotografar com os nazis dos ultra-sur (uma tradição por aquelas bandas), o Atlético de Madrid fazia este video:

http://www.youtube.com/watch?v=dWlaR9IFmyI

Saudações benfiquistas
(sempre vermelhas e brancas)

David disse...

Espero que tenham ficado satisfeitos com o resultado!
Força AEK!!!!