junho 30, 2010

Para arrumar de vez com a questão selecção


Antes demais parabéns à Espanha porque deu um recital de futebol a Portugal. Jogou apoiada numa equipa sólida, com mestria na definição de jogo, com posse de bola e qualidade de passe sem nunca depender de um jogador só, dando protagonismo a todas as unidades em campo. Só Villa se destacava a espaços, mas porque tinha a missão de fazer o que fez, rebentar com a defesa "grega" adoptado pelo modesto Queiros e seu amado Ronaldo.


Em relação à selecção portuguesa muito há a dizer...


Posso começar logo pelo escalonamento dos jogadres.


No jogo frente ao Brasil Queiros escolheu Ricardo Costa para a lateral direita, Pepe para trinco e Danny para a extrema direita. Ricardo Costa revelou-se um buraco do tamanho de uma cratera lunar, Pepe mostrou uma falta de ritmo notável e Danny deve estar na selecção porque o seu empresário o quer despachar para um clube mais lucrativo...

Mesmo após esta simples observação, Queiros frente à Espanha conseguiu cometer 2 dos 3 erros anteriores. Pepe demasiado fora de forma e Costa pura e simplesmente imprestável para a lateral!


Depois passamos ao esquema táctico... Portugal optou pelo não futebol. Negou completamente a essência do jogo ao abdicar de uma das componentes mais importantes da modalidade, ATACAR! Os jogadores lusos, e não só, ficaram cómodamente no seu meio campo defensivo à espera dos rendilhados espanhois para então aproveitarem uma falha e tentarem um contra-ataque que eventualmente pudesse criar perigo... E foi assim que aos poucos a Espanha passou a jogar só no seu meio campo atacante.


Depois temos Ronaldo.


O menino bonito do futebol europeu revelou-se uma estrela egoísta e desinteressante. Ronaldo jogou para si, por si e consigo. Fosse o livre a 20 metros da baliza ou a 65 metros lá estava o rematador ridículo de bolas para o "tecto" a fazer posse de heroi de banda desenhada com as duas pernas fincadas no chão e muita areia no cérebro...

Fintou-se a si próprio e já no chão, sem bola nem coração, ficava com cara de mendigo pedinte a ver se o árbitro lhe dava mais uma faltinha para mais um disparo inóquo e sem consequência. Ronaldo, o capitão da selecção, não foi homem nem jogador, não foi craque nem salvador... No final escurraça as culpas para o homem que supostamente deveria ter essa responsabilidade, mas de forma imbecil, infantil e diga-se em tom da verdade, merdosa!


A seguir podemos pegar nas substituições.


Hugo Almeida estava em jogo, muitas vezes só mesmo quando Ronaldo deixava, mas quando podia estava. Segurava os centrais, recebia a bola e segurava-a até a ajuda chegar. No meio campo ganhava jogo aéreo que deopis oferecia a Ronaldo para ele o perder em fintas e remates estúpidos. Saiu após uma ocasião de golo, foi substituido por danny que nada de novo veio trazer ao jogo e, diga-se, foi aqui que Portugal começou a perder o jogo.

O treinador explicou que o jogador estava exausto, o jogador disse que não... Resumindo, o treinador é burro!

Depois, já a perder, Queiros decide tirar de uma só vez Pepe e Simão, para fazer entrar Liedson e pedro Mendes. Na minha opinião, se ainda houvessem dúvidas, neste minuto de jogo Queiros escreveu na sua própria testa "retardado". Manteve o esquema inicial numa altura em que a equipa precisava de assumir o jogo, deixou as unidades no mesmo sentimento defensivo do início. Era muito simples perceber que o mais adequado seria tirar Pepe sim, mas mandar Meireles para a sua posição e fazer entrar deco para o sector atacante, para dar criatividade e profundidade ao jogo. E em vez do Simão sair porque raio não saiu o Ricardo Costa, baixando um pouco a ala pondo Liedson numa posição mais lateral no ataque? Foda-se, eu nunca tirei uma formação de treinador, mas não ficaria a equipa mais atacante desta forma???


Foi notório muitas vezes a falta de mão do treinador na sua equipa. Em muitos momentos se viu Ronaldo a mandar o seu ponta de lança para o seu lugar na ala para ficar com o corredor central para as suas galopadas inconsequentes... Se, como me pareceu, foi por auto-recriação do jogador mais paneleiro do mundo, porque é que Queiroz não o corrigiu? Porque raio o treinador não evitou todos aqueles disparos absurdos a 50 metros da baliza? Porque saiu chateado Deco no jogo com a Costa do Marfim dizendo que o meteram à direita para o centro ficar para a estrela decadente?


Bem... Poderia escrever todo um livro de obscenidades técno-tácticas que só um fraco seleccionador e um péssimo treinador poderia cometer.


Acho que a escolha começou mal logo no Queiros e extendeu-se até à escolha dos jogadores a ir para a África do Sul. Madaíl mostra mais uma vez a sua incapacidade de tomar decisões, tal qual o seu treinador escolhido que se tivesse os tomates no sítio, Ronaldo tinha ido tomar banho ao intervalo, Madaíl se fosse homem, a meio da classificação deveria ter optado por um seleccionador mais capaz...


Fica a despesa que o país fez para que os meninos fossem passear e a imagem do mais fraco 3º classificado do ranking da FIFÍA de sempre...


De bom mesmo, mesmo, mesmo? Fábio Coentrão... Que jogador... E Eduardo! Que exibição galáctica, sem ele tínhamos apanhado 4 e mesmo assim o que entrou foi à segunda por falta de ajuda, senão...


Agora venha o que realmente interessa, o DAY 3 da pré-época dos disciplos de Jesus, isso sim, aquece-me o coração!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

excelente analise !
Quando tudo,quero dizer,quando o mundo gira em volta do menino bonito :
"se todos jogassem como eu, eramos campeoes do mudo" !

Palavras para quê ?


Ela.

Jotas disse...

O que se viu na era Queiroz? Um apuramento tremido, um futebol desligado que nunca convenceu, um critério de convocações que ninguém entende, é claramente um seleccionador sem carisma, incapaz de ser aglutinador e com uma mensagem confusa que não passa nem para dentro, nem para fora do grupo e quando assim é, o caminho é apenas o da porta da rua.

João disse...

Ola, eu sou o toto do Gilberto Madail e por esta frase: " Era muito simples perceber que o mais adequado seria tirar Pepe sim, mas mandar Meireles para a sua posição e fazer entrar deco para o sector atacante, para dar criatividade e profundidade ao jogo. E em vez do Simão sair porque raio não saiu o Ricardo Costa, baixando um pouco a ala pondo Liedson numa posição mais lateral no ataque? Foda-se, eu nunca tirei uma formação de treinador, mas não ficaria a equipa mais atacante desta forma???" estas contratado para o proximo selecionador de portugal

parabens :)

Bola7 disse...

O Blog vai substituir o queiroz?..oh caraças...a tactica vai ser feita sempre com montagens..