julho 28, 2010

Tacuara!!!

Esta minha relação com Cardozo é curiosa…

O homem jogador Óscar é daqueles casos crónicos que me deixam sempre apreensivo em ter uma opinião formada, aliás, acho que é impossível ter uma opinião formada sobre Óscar Cardozo.

Quem já o viu jogar ao vivo sabe o que eu estou a dizer.

Quantas vezes não faz a luz um “bruá” de descontentamento quando ao tentar receber uma bola Tacuara a deixa fugir para uns distantes 5 metros dos seus pés??? Quantas vezes parece que a vai segurar assim delicadamente sobre os pitons da sua bota e depois a bola voa inesperadamente para o espaço ocupado por um adversário??? Ou então quando a baliza está aberta e o seu pé direito, cego que nem uma toupeira, atira a bola para o cativo mais distante no 4º anel???

O que se ouve nessa altura?

Tem dois tijolos em vez de pés… O pé direito é a mesma coisa que uma prótese mas adaptada… É lento e não tem controlo de bola… E por aí a fora, num rol de adjectivação pejorativa e desqualificante. Mesmo sabendo que o homem é e foi o melhor marcador da Liga, um dos melhores marcadores do próprio Benfica, o desespero invade-nos as entranhas perante tanta ineficácia aparente…

Mas depois para nos tramar a todos há o lado obscuro de Cardozo.

No meio de tanta falta de qualidade, ele tem aquele quê que só me faz lembrar outros jogadores com características e qualidades, quer humanas quer desportivas completamente diferentes do Paraguaio. Lembro-me de um caso crónico de eficácia goleadora no corpo de um jogador tecnicamente fraco e sofrível. Jogou no porto e no Sporting, mas o seu sonho era marcar pelo Benfica. Falo de Jardel claro…

Mas voltando ao caso Tacuara, pergunto-me quantos de vós não foram às lágrimas quando, na última jornada da época passada Cardozo precisava de dois golos para se sagrar melhor marcador, foi com brio que ele o fez?

Que força misteriosa tem o homem que lhe está no sangue a concretização?

Porque entrou ele, já neste pré-época, e 30 segundos após pisar o relvado a bola lhe bateu no joelho ou na virilha e fez o golo?

Para quem anda desatento, qual é o objectivo do jogo colectivo futebol?

Cardozo é a personificação do futebol em si na vertente mais erudita do jogo. Óscar não deslumbra em dribles, raides e passes… Cardozo não encanta com desmarcações rasgadas pelo meio dos defesas… Tacuara não fascina por ser um cabeceador exímio ou um portentoso malabarista da finalização artística.

Óscar Tacuara Cardozo faz o golo e isso é o objectivo do futebol. Como o faz? De que forma o faz? Quem quer saber… Se é melhor que o falcao ou que o Ronney? Que interessa… Se o querem em Inglaterra ou na Espanha? Espero bem que não…

O NOSSO Cardozo é um amor incompreendido…

É um pé esquerdo com velocidade atómica que estonteia quem o vê rematar, ou a forma sobranceira como que com desdém cabeceia entre os centrais para golo…

Ele é só nosso e espero que para sempre. Não me encanta o seu futebol, encanta-me tudo o que ele é como futebolista.

Após tudo isto só se pode concluir que sim, tenham cuidado que ele é perigoso, tudo e só porque se chama Óscar Tacuara Cardozo!!!


6 comentários:

DarthVader disse...

Completamente de acordo, axo incompreensivel como ha tanto benfiquista a falar mal dele, so pk nao é um driblador estonteante, um tecnicista inefavel, uma equipa de futebol nao pode ser so feita de tecnicistas, tem de ter obreiros, policia de choke, tecnicistas, velocistas, e olhem la, tb precisa de matadores toscos!

o k interessa nao é fazer futebol bonito em termos de fintas e preciosidades, o k interessa é fazer futebol em termos de jogadas bem estruturadas, em k tds esses tipos de jogadores participam, e o benfica faz isso, o benfica tem mt melhor k jogadores tecnicistas, tem uma equipa k joga em unissono! e o cardozo faz parte dela, e a equipa precisa dele! a quanto tempo nao tinhamos um melhor marcador? a 20 anos! basta so falar no caso do miseravel NENE, k foi um grande jogador, e sempre foi mal falado pelo 3º anel, por nao ser um avançador rapido e tecnicista, mas ele fazia o k melhor sabia, e do k o futebol vive, GOLOS! e é isso k o cardozo sabe melhor fazer! deixem-se de teorias, o jesus sabe mt bem o valor dele, e é indispensavel a equipa!

diogoperas disse...

Excelente post.

Parabéns

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
SirRik disse...

A certas pessoas que vem cá deixar certos comentários, só lhes desejamos o dobro daquilo que nos desejam...

Bola7 disse...

milagre..um bom texto..
PS: sirlik...cagar pah!

Anónimo disse...

Antes de mais parabéns pelo excelente tópico.

O Benfica é um clube especial, sempre o foi, sendo que o constatamos nos mais descabidos pormenores. A democraticidade dos benfiquistas inclusivé atinge níveis exasperantes, mesmo quando se falam de activos do clube que deveriam ser defendidos exaustivamente, mas não, ora o Roberto é um flop, ora o Cardozo é um tosco, e com uma cadência excessiva criticamos para dentro...

Nos outros clubes há heróis, férias de Natal prolongadas , «agora não treino de calções porque quero treinar de calças», «renovo se renovarem com o Ronny», «quero isto», «quero aquilo», mas quando chega a hora da verdade, tudo amigo, manifestos de confiança e de louvor, cânticos enternecedores.

O Benfica sempre teve pontas-de-lança de grande gabarito, a despeito de não terem a classe de um Van Basten, falo de Maniche (era apelidado do alto e tosco), Magnusson (de tosco), Rui Águas (não jogava com os pés), etc, etc... e holandeses à parte.

Oscar Cardozo tem evoluído substancialmente na sua passagem pelo Benfica, o seu potencial vem sido aproveitado e as movimentações do jogador desde que chegou Jorge Jesus fazem dele um jogador completamente diferente, para melhor. Ademais, já joga de cabeça e já vai rematando com o pé direito, ainda que timidamente.

É o melhor marcador da Liga transacta, parece começar a pré-época em grande (depois de uns comentários infelizes do tal Aldalve) mas ainda não é suficiente para alguns “benfiquistas”... quiçá deixando de ler menos o Record seja o remédio...