outubro 31, 2008

5 anos de Luis Filipe Vieira


Após me ter desviado do futebol por uns anos, aquando do golo do Figo no europeu de 2000, passei a interessar-me novamente pelo jogo.


Aquele golo fantástico abriu-me portas para um sentido de vida que andava afastado de mim! Talvez pela faixa etária que atravessava, talvez por outra coisa qualquer, os ensinamentos paternos de nascença estavam adormecidos e à espera de um clique para voltarem à actividade de forma pujante e dedicada.


Nessa altura estava a viver no Porto. Na minha turma de faculdade haviam uns míseros andrades que viviam a bola de forma incomodativa e na cidade fartava-me de encontrar bestas adeptas da corrupção! O ambiente era sufocante para uma pessoa de raízes benfiquistas fortes, mas aquele golo do Figo fez-me encarar o futebol de outra forma. Quando se ganha um jogo assim, com a bravura desse em que Figo marca frente à Inglaterra, não interessa quem está ao nosso lado, se é azul ou verde, a felicidade do golo festeja-se à medida do amor ao clube (neste caso a selecção pode-se considerar concensual), e o pior que pode acontecer é entrar em descatos clubísticos.


A partir desse dia passei a viver BENFICA. De tal forma que por vezes o motor da minha reconversão, a selecção, deixou de importar! Só BENFICA!!!


Primeiro como adepto que via jogos pela tv e ouvia na rádio!!! Joga o Benfica dia sagrado, a essa hora pára tudo!!!

Foram algumas épocas menos boas a ver o zbordem campeão, os porcos, o boavista...


Depois, ainda na antiga catedral, lá se juntaram uns trocos para ir ver o mundo mágico do Benfica ao vivo, coisa que só tinha feito duas vezes com o meu pai nos anos 80!!!


E aqui, neste parágrafo é que entra o tema do post!


Luis Filipe Vieira substitui Vilarinho e algo muda no Benfica! A nova catedral, embora não da sua autoria, é construída! Os planteis, embora com algumas lacunas, parecem prometer mais que nos anos anteriores!
O centro de estágios inicia-se e pouco depois passa a ser uma realidade fundamental no crescimento do clube!

Fiz-me sócio!!! Já finaceiramente autónomo aderi à ideia do KIT!!!


Ganhámos a Taça de Portugal!!! Era um indício de que as coisas iam melhorar!!! De que contra tudo e contra todos, o Benfica voltava a mostrar-se como clube vencedor.


Fomos campeões!!! O mundo tremeu a meus pés, aos nossos pés!!! Chorei na rua!!! Festejei com todos os meus amigos uma alegria ancestral que muitos já tinham esquecido!!!


Nas épocas seguintes tivemos vitórias europeias inesquecíveis. Derrotámos o Manchester na Catedral! Fomos a Inglaterra a Anfield Road derrotar o Liverpool num jogo épico! Empatámos com o Barça na Luz e em Camp Nou por um mero falhanço do enorme Simão por pouco não fomos a uma final europeia!!!


No campeonato voltámos a baixar o rendimento... As escolhas de jogadores e treinadores voltaram a falhar... Foram mais uns anos a repensar estratégias e equipas! Após concluir a sua brilhante carreira, o nosso Rui Costa assumiu o cargo de Director Desportivo!!!

De repente, no plantel surgem nomes como Suazo, Aimar ou Reyes... As coisas parecem melhorar novamente!!!

Acreditar parece mais fácil, mas certezas não há...


Na época passada, muito às custas de Luis Filipe Vieira, foi mostrado ao mundo o lamacento estado em que o futebol nacional se encontra devido à corrupção praticada por um punhado de mafiosos radicados no nosso país. Não deu muitos frutos, mas abriu muitas portas e muitas opiniões!!!


Se por vezes fui muito crítico com o nosso actual presidente, lembro a classificação do ano passado, um miserável 5º lugar!


Mas também admito que tudo o que foi positivo e que com orgulho escrevi mais acima tem um nome em comum, de todos os que trabalharam para os sucessos mencionados:


LUIS FILIPE VIEIRA!!!!
ps - Post dedicado ao biohazard, assiduo frequentador deste blog que se quer benfiquista acérrimo até morrer!

3 comentários:

ohp rules disse...

Eh pá, estou mesmo emocionado.

Obrigado pela lembrança. Frequento assiduamente este blog, acima de tudo, por ser um local de apoio incondicional ao Glorioso, mas também por saber que os seus autores (E ISTO DEIXA-ME BASTANTE ORGULHOSO) são da mesma cidade onde moro.

É bom saber que ainda há Benfiquistas da vossa estirpe e ainda por cima tão perto.

SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS.

Cair e Levantar! disse...

o ano passado ficámos em 4º
Viva O Benfica!

Anónimo disse...

tb quero uma dedicatória ás minhas visitas...
Bola7 falou...