outubro 21, 2010

Não é uma questão de atitude, é uma questão de ser ou não ser…


Ontem, enquanto via o jogo do Benfica com o Lyon, além da tristeza que com o passar dos minutos me ia invadindo, só pensava na forma decrépita como se moldam as vontades nas cabeças dos jogadores.

Ao pensar isso lembrei-me de um treinador que conheço e um dos seus raciocínios.

Há uns tempos esse treinador aceitou treinar uma equipa de um escalão principal do nosso país. Fruto de algumas peripécias, ele chega à equipa com meio plantel já contratado e com 4 lacunas a preencher. O clube que ele representa não tem grandes posses e como tal ele já adivinhava que as contratações a fazer nunca poderiam ser de grande calibre.
Quando fechou o plantel, no primeiro treino com os seus 12 jogadores (sim, não é um treinador de futebol), reuniu-os no meio do campo e disse-lhes o seguinte:

Isto de se ser jogador da primeira liga não é vir aqui dar umas corridas e ao domingo pegar no saco, entrar no autocarro e ir jogar. Não é porque a isso chama-se brincar e, se querem brincar, tem divisões inferiores para o fazer, portanto quem não está com disposição de trabalhar está desde já dispensado.

Depois continuou:

Não é uma questão de atitude isto, quer dizer, não é só uma questão de atitude… Porque de que vale ter atitude e depois não saber o que fazer com ela e com os conhecimentos técnicos adquiridos? Podem correr como loucos no campo, mas se não souberem o que fazer lá de que vos vale ter uma boa atitude?

Se acham que merecem estar nesta divisão, na melhor, têm de dar mais do que vocês podem naturalmente, têm de saber distinguir entre o saber adquirido e o saber que podem depositar em campo. Não há espaço para falhas, se falham perdem.


E acabado este discurso os seus jogadores ficaram a saber quais os princípios morais com que este treinador rege a sua actuação.

E de uma forma descontraída, isto seria o que eu diria ao plantel do Benfica ontem no balneário após o jogo.

De que interessa ter um Aimar, se esse Aimar não acerta um passe? Se ele correu? Correu evidentemente, mas que fez ele com esse esforço?

Para que quero eu um David Luís se nas alturas cruciais ele falha? E falha não nas suas missões essenciais, mas sim naquelas que ele quer acrescentar ao seu jogo…

Para que contrato eu um jovem extremo, com qualidades óbvias, mas depois tem a maturidade equivalente a um júnior? E que faz um jogador desses numa liga onde a maturidade é um bem essencial?

Ou ter um trinco espanhol de grande qualidade que não acerta uma na caixa? Tendo Airton no banco, jogador que poderia ter ajudado a equilibrar as contas no meio campo...

No jogo de ontem só conseguiu apontar duas coisas e meia positivas.

A primeira, e até me custa, é Roberto. Revelou-se um guarda-redes sólido e que só não defendeu o que era impossível.

A segunda foi Coentrão. Um senhor jogador, com uma entrega infindável e um querer sobrenatural.

A meia, foi Luisão. Podem dizer o que vos apetecer, mas o Benfica sem ele seria 20 vezes pior.

Posto isto, e em tom de desculpas atrasadas, de que valeria ter eu escrito um post sobre a brilhante goleada frente ao Arouca, quando depois teria de vir aqui chorar o desalento de levar dois frente a uma equipa do meio da tabela francesa…

8 comentários:

Mauro disse...

Esta equipa está cheia de lacunas, pois só não perdeu 2 jogadores essenciais, como também perdeu banco

Ao Sr Presidente Luis Filipe Vieira apenas digo:

ASSUMA OS SEUS ERROS DE UMA VEZ POR TODAS E ANTECIPE DE NOVO ELEIÇÕES, POIS À MUITO SE VÊ QUE O SR NÃO SABE LIDAR COM A FAMA

GANHA E EM SEGUIDA DESTROI TUDO!!!

Bola7 disse...

essa do arouca tá boa...faz-me lembrar o outro que me criticou pq não falei da brilhante vitória na taça...qt ao Luisão não deixa de ter piada qd o homem está na melhor forma de sempre deixa a selecção brasileira..

Mauro disse...

Jogadores de selecção é muito lindo quando estas fazem poucos jogos...o Davide Luis anda podre e envaidecido...a sua cotação começa a descer...felizmente para os benfiquistas e não para o vieira

Jotas disse...

Se é verdade que o Benfica não defrontou uma equipa qualquer, jogou contra um adversário que na história desta competição, nunca se ficou pela fase de grupos, o que não invalida, que não só pelo jogo de ontem, se deva reconhecer que a este Benfica falta classe e dimensão europeia e essa é para mim, por muito que nos custe reconhecer, uma evidência.
Há que ter em mente, que antes de se reerguer na Europa, o Benfica tem de se reerguer em Portugal, ou seja, nunca poderá a voltar ser grande na Europa, sem antes voltar a ser dominador e a ganhar com regularidade a nível nacional e isso, acredito, está para breve.

Mauro disse...

Eu prefiro um benficabi-campeão que um benfica campeão europeu

Os meus adversarios estão cá dentro

A direcção do benfica é que não deve pensar como eu, mas como só fazem asneiras apenas se têm de queixar deles

Águia Preocupada disse...

Caro Mauro!
"GANHA E EM SEGUIDA DESTROI TUDO!!!"

Oh! Meu caro! Destrói nada! Então não vê que à mais pequena oportunidade de ganhar umas comissõezitas, o homem não hesita?
Então esta não era a fase da consolidação desportiva depois de completada a consolidação financeira, blá... blá...blá...
E para se ser campeão não é necessário ganhar-se muitas vezes? blá... blá...blá...
Para se ser presidente de um grande clube como o Benfica, não basta saber ler os discursos que outros escrevem... É preciso sentir o clube como só os verdadeiros adeptos o sabem sentir!

Pablo Aimar disse...

Este post está simplesmente genial. Concordo contigo em tudo, ontem no final do jogo disse exatamente o mesmo que tu ao meu compatriota benfiquista.

Finalmente alguém me percebe.

Abrço Benfiquista.

MAuro disse...

Cara Aguia Preocupada,

Infelizmente temos uma direcção que se preocupa mais com o seu bem estar que com o clube, senão vejamos:

Não há dinheiro para comprar um excelente jogador como falcao, mas há para comprar salvios, rodrigos para emprestar e afins
Isto entre outras evidentes mentiras que se vêm

Começo a acreditar em quem diz que vieira desde que soube que o Madrid anda para fazer novo estadio só pensa em ter trunfos para a sua empresa ser a escolhida