outubro 28, 2010

Árbitros numa "pseudo greve"


A “esmagadora maioria dos árbitros portugueses” estão a mostrar-se indisponíveis para apitar a 06 e 07 de Novembro, quando se disputa o jogo FC Porto-Benfica, revelou o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).


Ao que isto chegou... Vejam a desculpa:

"De acordo com Luís Guilherme, os principais problemas levantados aos árbitros residem no facto de estes perderem qualquer regalia social, seja subsidio de desemprego ou bolsa de estudo, quando se coletam nas finanças e ainda por, segundo o novo Código Contributivo da Segurança Social, serem obrigados a pagar uma contribuição mensal mínima de 183 euros, caso não descontem para a Segurança Social."

Será mesmo por isto?!?!

outubro 26, 2010

Polvo Paul...

Morreu o polvo adivinho do mundial passado. Polvo paul esticou os tentáculos sem dor e de forma natural...


Na minha opinião sei bem o enterro que lhe dava...



Outras espécies similares, mas com sotaque já declararam publicamente que, e passo a citar:

"Por morrer um puoelvo num morre a APAF, cargo... Enquanto eu tiber tentáculos num haberá ninhum puoelvo mourto, fdx..."

outubro 25, 2010

Em conversa...

Gajo 1: Fdx... O Tacuara é que é mesmo um tanso do caraças... Em cada pé tem um tijolo, não segura as bolas, só chuta de pé esquerdo...

Gajo 2: Tens razão, o Kardec é que é...
Independentemente da derrota sofrida em Lyon, o Benfica soube responder com uma vitória pouco expressiva perante um adversário que vai sobrevivendo na 1.ª liga.

Com pouco brilho e com Kardec a tentar um lugar na equipa o Benfica teve que contar com a cabeça do Javi García para marcar o único tento da partida.

No lado esquerdo Peixoto mostrou o que tem para mostrar e muito sinceramente espero que não nos falhe muitas vezes o Coentrão...

Quanto aos próximos jogos, o JJ terá que pensar muito bem na estrutura da equipa uma vez que no próximo jogo com o Paços na Luz, o Benfica corre em risco de perder Maxi Pereira, Luisão, Javi García e Carlos Martins para o jogo nas antas. Basta um amarelinho e, como sabemos, alguém o vai ver...

De resto, resume-se à vitória e pouco mais...

outubro 22, 2010

Sobre o pedido da direcção do Benfica aos seus adeptos...

"- A mística do Benfica é apenas um mito?

- Só quem está lá dentro do Benfica é que pode saber o que é a mística. Eu, antes, já tinha ouvido falar na mística. Mas encolhia os ombros. Não sabia o que era. Francamente, até pensava que não fosse nada, que não passasse de uma simples e vã palavra. Agora, porém, que a conheci, senti e vivi, afirmo-lhe que ela existe. Não há nenhum clube do Mundo que possua mística igual à do Benfica. E é este, afinal, um dos grandes segredos dos seus êxitos e da sua força.

-Não está a exagerar?

- Não. Tentarei explicar algumas das suas manifestações exteriores mais palpáveis. Veja, por exemplo, a sua massa associativa. Chove? Está frio? Faz calor? Que importa? Nem que o jogo seja no fim do Mundo, entre as neves da serra ou no meio das chamas do Inferno, por terra, por mar ou pelo ar, eles aí vão, os-adeptos do Benfica, atrás da sua equipa. Grande, incomparável, extraordinária massa associativa!

-E os jogadores sentem esse clima?

- Nunca encontrei jogadores que sentissem tanto a camisola como os do Benfica. Mesmo que não sejam tecnicamente famosos, tornam-se futebolistas assombrosos e temíveis. É a mística do Benfica, compreende?"

outubro 21, 2010

Não é uma questão de atitude, é uma questão de ser ou não ser…


Ontem, enquanto via o jogo do Benfica com o Lyon, além da tristeza que com o passar dos minutos me ia invadindo, só pensava na forma decrépita como se moldam as vontades nas cabeças dos jogadores.

Ao pensar isso lembrei-me de um treinador que conheço e um dos seus raciocínios.

Há uns tempos esse treinador aceitou treinar uma equipa de um escalão principal do nosso país. Fruto de algumas peripécias, ele chega à equipa com meio plantel já contratado e com 4 lacunas a preencher. O clube que ele representa não tem grandes posses e como tal ele já adivinhava que as contratações a fazer nunca poderiam ser de grande calibre.
Quando fechou o plantel, no primeiro treino com os seus 12 jogadores (sim, não é um treinador de futebol), reuniu-os no meio do campo e disse-lhes o seguinte:

Isto de se ser jogador da primeira liga não é vir aqui dar umas corridas e ao domingo pegar no saco, entrar no autocarro e ir jogar. Não é porque a isso chama-se brincar e, se querem brincar, tem divisões inferiores para o fazer, portanto quem não está com disposição de trabalhar está desde já dispensado.

Depois continuou:

Não é uma questão de atitude isto, quer dizer, não é só uma questão de atitude… Porque de que vale ter atitude e depois não saber o que fazer com ela e com os conhecimentos técnicos adquiridos? Podem correr como loucos no campo, mas se não souberem o que fazer lá de que vos vale ter uma boa atitude?

Se acham que merecem estar nesta divisão, na melhor, têm de dar mais do que vocês podem naturalmente, têm de saber distinguir entre o saber adquirido e o saber que podem depositar em campo. Não há espaço para falhas, se falham perdem.


E acabado este discurso os seus jogadores ficaram a saber quais os princípios morais com que este treinador rege a sua actuação.

E de uma forma descontraída, isto seria o que eu diria ao plantel do Benfica ontem no balneário após o jogo.

De que interessa ter um Aimar, se esse Aimar não acerta um passe? Se ele correu? Correu evidentemente, mas que fez ele com esse esforço?

Para que quero eu um David Luís se nas alturas cruciais ele falha? E falha não nas suas missões essenciais, mas sim naquelas que ele quer acrescentar ao seu jogo…

Para que contrato eu um jovem extremo, com qualidades óbvias, mas depois tem a maturidade equivalente a um júnior? E que faz um jogador desses numa liga onde a maturidade é um bem essencial?

Ou ter um trinco espanhol de grande qualidade que não acerta uma na caixa? Tendo Airton no banco, jogador que poderia ter ajudado a equilibrar as contas no meio campo...

No jogo de ontem só conseguiu apontar duas coisas e meia positivas.

A primeira, e até me custa, é Roberto. Revelou-se um guarda-redes sólido e que só não defendeu o que era impossível.

A segunda foi Coentrão. Um senhor jogador, com uma entrega infindável e um querer sobrenatural.

A meia, foi Luisão. Podem dizer o que vos apetecer, mas o Benfica sem ele seria 20 vezes pior.

Posto isto, e em tom de desculpas atrasadas, de que valeria ter eu escrito um post sobre a brilhante goleada frente ao Arouca, quando depois teria de vir aqui chorar o desalento de levar dois frente a uma equipa do meio da tabela francesa…

outubro 12, 2010

Carta de L.F.V. a todos os sócios


«Quando o Presidente do Clube escreve a todos os Sócios isso significa que considera o momento tão importante que justifica um contacto mais próximo com aqueles que, verdadeiramente, se interessam pela vida, pela imagem e pelo futuro do nosso Benfica.

A delicadeza da situação impõe que se fale com clareza, sem que a verdade das palavras possa ser interpretada como justificação para uma época que não começou como todos desejaríamos, ou desculpa para culpas próprias que possam ter influenciado resultados abaixo das expectativas de um bom começo de época, que eram inteiramente legítimas tendo em conta o valor dos nossos profissionais.

A vitória no campeonato da época passada, as excelentes exibições e a valia da equipa causaram preocupação a muita gente. Acreditávamos que começavam a ser criadas condições para o regresso a um clima de boas práticas, em que os resultados desportivos fossem o espelho do valor das equipas e do desempenho no terreno de jogo. Mas, o que se passou neste início de campeonato faz-nos temer - ao contrário - que o futebol português esteja, de novo, a ser armadilhado por jogadas de bastidores.

Lamentavelmente, já se registaram atropelos demasiado graves e abusos demasiado evidentes para que possam passar sem uma reacção enérgica. O director desportivo, o treinador e eu próprio denunciámos o embuste que está a atraiçoar a prática desportiva e voltaremos a fazê-lo tantas vezes quantas as necessárias para que a mentira não seja a regra do nosso futebol e para que os seus autores e aliados sejam desmascarados. Porque é de mentiras que estamos a falar!

O prestígio do Benfica é um valor demasiado sério para que alguém se atreva a brincar com o interesse da instituição. O nosso protesto foi o adequado às circunstâncias e o convite que fizemos aos nossos adeptos, para não comparecerem nos estádios dos nossos adversários, é a medida justa para que sejam todos, e não apenas o Benfica, a reagir para pôr fim a uma situação insustentável. Movem-nos razões de legítima defesa.

Compete aos sócios e adeptos ajudar esta Direcção a lutar pela verdade e pela transparência no futebol português. Comparecer aos jogos fora significa pactuar com o actual estado do futebol português!

Os dirigentes, a equipa técnica e os atletas não vacilam na vontade de contribuir para que a verdade desportiva prevaleça. Estamos determinados a fazer tudo o que seja necessário para que o clube não seja mais prejudicado. Acima de tudo, exigimos respeito!

Os meus votos são os de que este assunto não me obrigue a voltar a contactar os Sócios do clube, mas não hesitarei em fazê-lo caso não se ponha um ponto final na sucessão de atropelos a que temos vindo a assistir.»

outubro 07, 2010

A entrevista à Antena 1


VIEIRA Vs VILLAS-BOAS

Luís Filipe Vieira acusa André Villas-Boas de ter passado por uma situação “ridícula e caricata”, quando, no final do encontro entre V. Guimarães e FC Porto, acusou Carlos Xistra de não ter assinalado grande penalidade a favor dos dragões.

Em entrevista à Antena 1, o líder dos encarnados, de 61 anos, ironiza com as declarações de Villas-Boas. “Tem toda a razão”, diz, lembrando o castigo máximo que ficou por assinalar a favor dos minhotos, depois de Fucile ter agarrado Edgar.

DESLOCAÇÕES AO NORTE DO PAÍS

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, garantiu também que o clube não irá tomar medidas excepcionais, tendo em vista a deslocação da equipa ao reduto do FC Porto, no dia 7 de Novembro, mas deixou um aviso:

"Peço a Deus que não nos apedrejem o autocarro, senão podem ter uma surpresa muito grande."

A equipa encarnada esteve reunida na semana passada com o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, com o objetivo de o sensibilizar para os problemas que a equipa tem encontrado nas deslocações ao Porto.

Luís Filipe Vieira, que garantiu que Rui Pereira "tem a mesma preocupação" que o Benfica, negou ter como alvo os adeptos dos Dragões:

"Não vamos confundir as pessoas do Porto e os adeptos do Porto com um bando de malfeitores, que de uma forma cobarde se entretêm a apedrejar o nosso autocarro. Os adeptos do Porto, como os adeptos do Benfica, gostam de futebol e o futebol não é isso."

O dirigente passou a bola às forças de segurança, de quem afirma ser a responsabilidade de garantir a tranquila deslocação da equipa ao Porto:

"Não vamos dizer a que horas vamos sair, porque estamos num país livre, a partir daí, o autocarro sai, o problema passa a não ser nosso, mas de quem tem de fazer segurança ao Benfica."

ESCUTAS

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, comentou, em entrevista à "Antena 1", as novas escutas telefónicas relativas ao processo Apito Dourado, que foram publicadas no "YouTube" no sábado.

Para o dirigente encarnado, a justiça, "com a cumplicidade de alguns juízes, ajudou criar uma ideia de impunidade que algumas pessoas têm no futebol português", as quais já começam a ter a "tentação de voltarem a movimentar-se da mesma forma", devido à ausência de castigo.

Luís Filipe Vieira faz especial alusão a Pinto de Sousa, antigo presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, que "anda a jantar e a almoçar com muitos árbitros novamente."

Para o presidente das águias, "é claro como a água que todas as práticas de que eram acusados aconteceram", e não poupou críticas à falta de atuação do sistema judicial.

"É caso para dizer que a Justiça faltou à verdade, ou que a Justiça branqueou a verdade", disse.

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, disse hoje que o clube não indicou ninguém para a presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), mas apoiará uma eventual candidatura de Fernando Seara.

"O Benfica não indicou ninguém. Aquilo que penso que poderá vir a suceder é Fernando Seara candidatar-se", disse o dirigente, em entrevista à Antena 1, quando questionado diretamente em relação ao presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Perante essa possibilidade, Vieira revelou que Fernando Seara terá de certeza o "apoio do Benfica", mas também de outros clubes, referindo tratar-se de uma pessoa "seríssima e consensual", que está "muito dentro do desporto nacional e do futebol".

SAÍDAS DA LUZ

O presidente dos encarnados garante que nenhuma das joias da coroa sairá do Benfica até final da temporada. Confiando na revalidação do título, o principal objetivo em 2010/11, Vieira promete resistir a eventuais ofensivas dos tubarões na reabertura do mercado, em janeiro.

“Não sai ninguém, nem Coentrão. Nenhum daqueles jogadores que são cobiçados no mercado internacional sairá esta época”, torna claro o líder da SAD benfiquista, na entrevista à Antena 1, na qual passa em revista a atualidade encarnada e do futebol português.

RENOVAÇÕES

O Benfica tem em marcha um plano de renovação de contratos com os principais elementos do plantel. Fábio Coentrão já prolongou a ligação ao emblema das águias até 2016, apesar de a cláusula de rescisão manter-se nos 30 milhões de euros. Outros estão em fila de espera: Maxi Pereira, Luisão e David Luiz.

REFORÇOS

Quanto a reforços, os lisboetas asseguraram cinco no verão: Roberto, Fábio Faria, Gaitán, Salvio e Jara. Vieira considera que os encarnados não necessitam de ir ao mercado em Janeiro, no sentido de apetrechar o grupo às ordens de Jorge Jesus. No entanto, também esclarece que o reforço do plantel dependerá do entendimento do técnico.

outubro 06, 2010

Venha a Taça Eurochallenge

ACABAMOS DE GANHAR AO BC Ferro-ZNTU por 72/77...

ESTAMOS NA EUROPA DO BASQUETEBOL.

Barómetro da semana...

Em alta está o nosso companheiro de luta António Pedro Vasconcelos... Com a exposição da verdade conseguiu correr com um verme sem sequer usar herbicida...

Em baixas temos dois castiços do futebol nacional, ambos relacionados de forma ambígua com um clube que ambíguamente tem tido destaque no futebol nacional...

O primeiro é o verme que foi corrido pela pura exposição da verdade...

Em segundo temos (e pela primeira vez, calp, clap, clap) está o fantástico "side-show" Villas-Boas... Um castiço ao nível das melhores tascas deste Portugal, que ao ver dois pontinhos a voar se borrou todo e disse que até as cuecas lhe tinham roubado em Guimarães e depois, após a visualização das imagens onde concluiu que só num lance houve uma equipa roubada e não foi a sua, lá veio assumir que é um otário de primeira, um mimado sem nível nem classe...

Provavelmente por ter o cargo de treinador no clube onde todos sabem que a realidade vencedora do mesmo tem bases ilícitas e numa certa prespectiva hortículas, lá pensou o gaiato que aquilo era só ganhar e, especialmente esta época, seriam outros a garantir sem trabalho aquilo que ele deveria garantir com o seu...




outubro 04, 2010

Benfica 1 - 0 Braga


Talvez o melhor jogo de futebol da época na nossa liga interna...

E não se deixem enganar... O sangue voltou a correr nas veias do nosso clube...

outubro 01, 2010

Carta aberta a Jorge Jesus:

Caro Jorge Jesus, deixa-me no início desta missiva agradecer de forma incondicional a minha admiração pelo trabalho que desenvolveste a época passada. Deixa-me agradecer a forma solene com que respeitaste os pergaminhos do clube que agora representas, esquecendo anos zero e adaptações ao plantel e partindo logo para a conquista de títulos.
Deixa-me agradecer a vibração uníssona com que segui (mos) o futebol entusiasmante que orientaste sobre aqueles jogadores, de uma forma tão efectiva e bela que o trabalho invisível foi de tal forma sublime que nem foi preciso referir que o mesmo existiu.
Deixa-me agradecer também os momentos de glória quase épicos que vivi na minha sala de estar, no estádio ou em qualquer outro espaço onde estivesse a acompanhar os jogos deste meu “novo velho” Benfica.
Deixa-me aqui agradecer quase vergado pelo peso da tua eficácia, a tremenda vitória sobre o porto na final da Taça da Liga ou a vitória sobre o Sporting na mesma, são momentos desses que fazem dos meus (nossos) descendentes benfiquistas convictos da dimensão assombrosa que o nosso clube já teve e que por momentos tu nos devolveste.
Deixa-me agradecer com lágrimas nos olhos a conquista do campeonato passado, após uma longa época de grandes jogos, fintando um adversário encomendado na última das jornadas.
Deixa-me agradecer um discurso isento de erros de arbitragens, sim, porque contra os esquemas tácticos quase infalíveis que apresentavas todas as semanas no relvado, viessem eles roubar que levavam no saco mais uma vitória do Benfica.
Deixa-me agradecer-te esse jeito gingão mascador, de uma pessoa vincada pela força da vida e que muito teve de viver até conseguir finalmente um plantel que lhe possibilitasse por em prática quase sem falhas, anos e anos de estudo e de tácticas futebolísticas e movimentações atacantes que há muito viviam aprisionadas em planteis na base do Belenenses e por aí a fora.
Deixa-me agradecer uma época de ouro, em que tudo foi pensado e ponderado e em que naturalmente os sucessos foram aparecendo, esquecendo numa primeira abordagem uma Europa impossível a troco do reconhecimento nacional e das suas competições.

Agora, caro Jorge Jesus, explica-me o que se passou para que tudo o que atrás descrevi se tivesse perdido no ar, como dinheiro no bolso de um pobre, em coisa de três ou quatro meses?

Mostra-me, nem que seja só uma sombra de, que raio de força invisível é esta que não nos permite manter uma lógica de vitórias ou um sequencia evolutiva de trabalho desenvolvido…

Prova-me, como se eu fosse um menino de 5 anos, como é que saindo 2 jogadores e entrando 7 não se conseguiu garantir o equilíbrio de um plantel que a época passada se poderia dizer em construção e esta deveria estar terminado…

Ilude-me (e a mais 5 999 999 adeptos) e diz-me com optimismo que ainda vamos a tempo de reconquistar o que conquistaste na época passada. Diz-me que estes 9 pontos que nos distanciam da nossa posição natural, são aqueles 9 pontos que comes todos os dias ao pequeno almoço…

Por favor Jorge Jesus, dá novas provas da tua relação directa com o criador (ou barbudo se preferirem) e mostra-nos que não é uma direcção incompetente que te castra a vontade, que não são jogadores contrariados que te deformam o esquema de jogo, que não é uma preparação física débil que te faz fraquejar onde outrora tiveste sucesso…

Di-lo Jorge Jesus, di-lo em voz alta e aos berros… Mostra-o como o predestinado das vitórias que antecipaste ser… Luta com essa corja apitadeira que condiciona resultados ou com esses pançudos burgueses nortenhos que mafiam os esquemas do submundo…

Levanta-te filho do senhor e cura a doença que parece infectar o Benfica!

Dá-nos um só sinal… e pode ser já no domingo, na catedral, à hora certa e no momento exacto.

Cardozo knock out


Cardozo para de 3 semanas a 6 semanas devido a lesão no joelho esquerdo contraída no jogo com o Schalke 04.

Com esta lesão abriu-se a porta para o Alan Kardec fazer dupla com o Saviola. Espero que se de bem...