março 03, 2010

E se o céu nos cair na cabeça?




E se o Benfica perder o campeonato?

Esta pergunta medonha tem ensombrado os meus pensamentos mais recatados desde há uns dias para cá…

Falei com um dos colaboradores do blog e após essa conversa o interesse em reflectir sobre esta matéria ganhou ainda mais interesse. Falei também com companheiro de armas de um outro blog benfiquista ( http://bola7inc.wordpress.com/ )e ele mostrou-se igualmente interessado em desenvolver uma opinião sobre a matéria.

Ora bem…

Além dos graves danos mentais e psicóticos causados pelo facto de perder mais um (este em concreto) campeonato que eu iria sofrer, penso que será muito importante reflectir quais as consequências de uma atrocidade dessas não só no clube, mas também na massa associativa do Benfica…

O clube em si sofreria danos irreversíveis. Não ponho na mesa somente o lado económico da questão, dessa falaremos mais à frente.

Uma instituição com a dimensão do Sport Lisboa e Benfica vive em muito do seu prestígio e reconhecimento, prestígio esse que não passa só pela forma como ele é visto pelos portugueses… Passa em muito pela imagem global do clube que actualmente é divulgada por todo o mundo, muito à custa de jogadores de renome que militam no nosso plantel. Quando um jornal espanhol faz um artigo sobre Javi Garcia, são palavras e imagens que correm a Europa sobre um jogador valioso que se mostra no nosso clube e que por consequência, quando as análises são positivas, cria expectativas diversas sobre o jogador e o rendimento da sua equipa em toda a Europa.
Podemos então juntar a uma expectativa galopante dos habitantes portugueses, benfiquistas ou não, sobre o sucesso do Benfica as expectativas de uma Europa atenta que por arrasto transporta essa atenção para uma América do Sul fornecedora devota de jovens promessas ou valores seguros que foram recuperados.
Di Maria, Tacuara, Aimar, Maxi, Saviola e outros trazem nos seus pés dotados os olhos de nações futebolísticas longínquas, mas muito interessadas.
Resumindo este ponto, se o Benfica não for campeão nacional o bom-nome do clube será conspurcado com uma mancha muito difícil de remover que cairá mesmo em cima do seu orgulho enquanto instituição e do seu prestígio mundial. Raízes históricas serão abaladas de uma forma tal que dificilmente a sequóia que é actualmente o clube crescerá novamente de forma salutar aos olhos de quem está além fronteiras.

Em Portugal será o completo descrédito.

Não conquistando o título o gozo dos adversários será interminável e a moral dos adeptos será esmagada aos níveis mais baixos da vã esperança. Posso quase adivinhar que as campanhas populistas de Vieira na busca de cada vez mais sócios serão meras brincadeiras de miúdos distraídos no meio de toda a funesta ambiência que será o clube.
O Benfica não aguenta nem mais uma época se sair derrotado. Como se diz, a paciência tem limites e neste momento esses limites foram já esticados à exaustão. Tudo isto porque sobretudo esta temporada o Benfica prometeu e diga-se, continua a prometer, tudo para que o sucesso seja garantido…

O investimento foi feito, novamente, mas desta vez com uma qualidade mais visível… O grande trunfo foi a contratação de um treinador com mentalidade vencedora. Jesus devolveu ao plantel do Benfica a vontade das conquistas. Ordenou as suas tropas sob a égide do esforço e da vitória… Devolveu aos adeptos a esperança do sucesso e do orgulho em ser novamente vencedor…

Mas se o campeonato não for conquistado, não será melhor profissional que Quique ou Camacho, ficará muito aquém, mesmo que com um futebol atractivo e finalizador, do marasmo castrador dos 1-0 da velha raposa!

Os adeptos sensatos vão pedir a sua cabeça e no meio da descrença vão ansiar novo salvador…

Economicamente será o descalabro…
A menos que vendam todas as peças significativas do plantel, o retorno do investimento será zero porque a Champions ficará fora de mão.
Os patrocinadores entrarão, tal como os adeptos, em ciclos de desilusão e vão com certeza repensar a forma como actualmente apoiam o clube…
Os sócios, não digo todos mas pelo menos os mais efémeros, deixaram de pagar cotas e esqueceram o compromisso devoto ao clube do seu coração…
Mesmo em ano de mundial, muitos dos jogadores serão sub-avaliados e perante os clubes interessados a sua cotação cairá em flecha, baixando o rendimento daquilo que foram apostas em jovens esperanças para rentabilizar no futuro!

A actual condição económica do Benfica, que por si só já roça o catastrófico, tornar-se-á num poço sem fundo de preocupações para quem vier a pegar no clube.

A demagogia deixará de fazer parte da estratégia uma vez que ninguém estará com disposição para mais discursos obtusos sobre os melhores planteis da última década…

Vieira terá de pedir a demissão levando consigo todos os que o apoiaram…

E se?

18 comentários:

Bola7 disse...

ora bem...

Anónimo disse...

essa questao nem sequer se coloca...

Unknown disse...

em vez de se andar a perder tempo com especulações, adivinhas e bruxedos acho que nesta altura temos que acreditar nos jogadores e equipa técnica e continuar a apoiar o Benfica por esse pais fora...vamos acreditar ja e' tarde demais pra andar com duvidas!

Anónimo disse...

E SE PERDESSEMOS O CAMPEONATO

OS LADOS POSITIVOS

O JESUS CONTINUARIA NO BENFICA PORQUE NINGUEM O CRIA

DEXARIAMOS DE GASTAR DINHEIRO EM JOGADORES ESTRANGEIROS ÁTOA E APOSTAVAMOS MAIS NA FORMAÇÃO PORQUE NÃO TINHAMOS DINHEIRO PARA MAIS


E COM UM BUCADINHO DE SORTE DECHARIAOMOS DE TER SAD QUE ERA O QUE EU MAIS QUERIA POIS A AÇÕES VIRIAM POR AI ABAIXO

CLARO QUE ESTOU A BRINCAR PORQUE NÓS VAMOS SER CAMPEÕES DE SERTESA ABESOLUTA

SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS

Valco disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
jorge disse...

Como barman de profissão, vou deixar-vos a minha opinião em relação a este artigo:

5dl de "Apocalypse Now"
5dl de "Titanic"
umas gotas de "Velho do Restelo"

Desculpem, mas eu não bebo deste cocktail. Prefiro embriagar-me com cada golo marcado, jogo após jogo.

Não sou pessimista por natureza, e acredito nas pessoas. Acredito neste Benfica, nestes jogadores, equipa técnica e Presidente.

Não tenho nenhum problema se não formos campeões. Apenas sei que fizemos a estamos a fazer uma época EXTRAORDINÁRIA, como há muitos anos não se via. E vou continuar a gozar este momento até ao fim. Mesmo que não seja um final feliz.

Mas, antevisões apocalípticas... não obrigado.

Gloriosas Saudações Benfiquistas,
jorge

madne0 disse...

É pá...porra, nem quero pensar nisso. Acho que nunca mais via futebol.

Poltergeist disse...

É verdade o que dizes mas....

E se O Benfica vencer o campeonato??

Depois das exibições demonstradas e do fabuloso mar vermelho que renasceu, este ano tornou-se altamente importante para o futuro, de uma forma que não recordo em anos anteriores. Podemos entrar no céu ou descer ao Inferno!

Vamos acreditar! Força Benfica!

Unknown disse...

não gostei do que li. Não pela possibilidade de não vencermos a liga (até porque há outros factores a ter em conta) mas por todo o descrédito em relação à massa adepta do glorioso. Se há algo que sempre diferenciou os adeptos do benfica dos demais é a nossa capacidade em acreditar e, acima de tudo, em nos unirmos para reerguer o gigante que amamos. O que li soou-me mais aos desejos dos rivais do que à possibilidade de os verdadeiros benfiquistas deitarem a toalha ao chão face a um contratempo. Eu não o farei. E quanto à questão da liga dos campeões devo relembrar que o segundo lugar também permite a possibilidade de lá chegar. O terceiro é que não! Finalmente, acho que o timing deste post foi algo infeliz. Mas é só a minha opinião.

Viriato de Viseu disse...

Cruzes, credo, canhoto, vádereto Satanás.

Que pesadelo....ainda bem que só li na diagonal...chissa...porra....

Anónimo disse...

Madre mia....

Jobar disse...

Caro benficaatemorrer

O "Se" não se coloca...o Benfica vai ser campeão, não duvide, e neste fim de semana já iremos alargar a diferença para o Braguinha.

Gostaria de lhe propor uma troca de links entre os nossos blogues, esperando que a ideia seja do seu agrado.

Obrigado.

Fiquem bem.

Jobar
http://oalguidar.blogspot.com/

Balentone disse...

Estas joint-ventures com o blog do esférico dão nisto pá...

É um cenário possível mas eu acredito no 32º já esta época. Bem sei que o velhote não quer dar o braço a torcer mas vamos a eles. Não vai ser um bragay ou um porcalhão de contumil a impedir a conquista do campeonato.

Acreditem porra.

Regina disse...

Estará o autor do blog com ansiedade ante-jogo-do-fim-de-semana? depressão agora? Por amor de Dieu...
O BENFICA VAI GANHAR O CAMPEONATO!

Natálio Santos disse...

Eu continuarei sempre a amar o meu Benfica, como sempre amei, mais que a minha própria vida...!!!VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA !!!

Pablo Aimar disse...

Nao se pode colocar esta hipotese

Anónimo disse...

Porra, que arrepio me deu agora, estou sem força nas mãos, e custa-me a teclar...

Pah, se ganharmos na Madeira e frente ao braga por mais de 1 golo de diferença... SEREMOS CAMPEÕES!


Eu amo o Benfica!

João Gomes

José disse...

Futebol é sempre imprevisivel nenhuma equipa do mundo pode prometer garantir trofeus...

Agora eu vejo o Benfica a fazer o seu melhor futebol desde Eriksson (isso mesmo dos ultimos 20 anos...)

Há muitas coisas positivas esta epoca que não podem ser postas em causa nem mandadas às malvas mesmo que o Benfica não seja campeão reagir ao estilo "fuga para a frente" em caso de desaire é que seria Populismo e em nada beneficiaria o clube.

De qualquer modo estou confiante acho que o Benfica vai ser mesmo campeão por tudo o que fez esta epoca o estranho seria o contrário...