maio 31, 2008

Um Olhar sobre o Passado...e projectar o Futuro!

Ontem, numa conversa animada entre benfiquistas, e como não poderia deixar de ser, foi relembrado os tempos aureos e saudosos do nosso amado BENFICA. Equipas compostas por grandes jogadores como THERN, ISAÍAS, MOZER, FUTRE, ALDAIR, VALDO, entre tantos outros. Vendo bem as coisas não foi assim há tanto tempo, vai daí questiono-me??
Como foi possivel passarmos dos Thern, Valdo, Aldair e companhia... para os Beto, Bermudez, Luis Filipe, Clovis, Paulo Nunes e poderia continuar a inumerar jogadores até amanhã!! Depois de alguns anos desastrosos em termos de gestão dos planteis, nomeadamente o ano passado, acredito que com o "il Maestro", iremos ter um rumo desportivo bem definido, pelo menos tem as ideias no lugar e tem prazos definidos, o que em relação ao ano passado é uma diferença abismal.
Acho que apesar da  escolha do treinador não ter sido a minha preferida ( confesso-me como admirador do Sr. Eriksson),  o perfil parece-me o correcto, em relação as aquisições, só o tempo responderá se são ou não apostas correctas. Espero que o tempo das contratações a Kilo tenha acabado.
Para acabar, apenas uma anotaçãozita, como adepto do futebol rendilhado, alegre, bonito, veloz, impulsionado pelo talento e imaginação.... vejam este pequeno rapaz, de corpo franzino, mas com talento a rodos!!!



7 comentários:

1234567vv disse...

Eu digo-te companheiro, eu digo-te.

Eu lembro-me bem das equipas dos anos 80 e do início dos anos 90.

Lembro-me da fabulosa armada que tinhamos em 92/93.

Neno, Silvino, Pedro Roma, Helder, Mozer, Veloso, Abel Xavier, Fernando Mendes, William, José Carlos, Samuel, Paulo Madeira, Abel Silva, Hernani, Schwarz, Paneira, Kulkov, Kenedy, Mostovoi, Mário Jorge, Rui Costa, Paulo Sousa, Pacheco, Futre, Yuran, João Pinto, Isaías, César Brito e Rui Águas.

Era uma equipa simplesmente maravilhosa. Uma equipa de sonho... mas o problema é que não havia dinheiro para a PAGAR!

Se bem te lembras nesse verão, Pacheco e Paulo Sousa foram para o Sporting (alegando falta de pagamento dos salários) e João Pinto só não foi por milagre. Até Rui Costa disse há pouco que teve convite para ir para Alvalade e só não foi pelo seu Benfiquismo e por ter tido promessas de ser vendido para Barcelona.

Nesse mesmo verão Futre teve que ser vendido à pressa (para o Marselha ou para a Reggiana). Tudo para conseguir dinheiro para pagar salários.

A partir desse momento foi o descalabro... no ano seguinte ganhamos o campeonato mas tivemos que vender 2 dos nossos melhores jogadores para tentar segurar o passivo (Rui Costa e Schwartz). Sem falar nas vendas idiotas de Yuran e Kulkov a uns capangas russos que depois os colocaram nas antas.

Depois foi a BURRICE de Manuel Damásio que contratou um treinador que limpou um balneário afastando jogadores fundamentais como Isaías ou Vitor Paneira e indo buscar Kings, Paredões, Paulos Pereiras, Hassans, Tavarrs ou Nelos. Tudo jogadores sem ponta de categoria.

E depois... a coisa só foi piorando. Dinheiro não havia... as contas eram mais e mais. E depois apareceu o Populista Azevedo que quase nos levou à RUINA.

Gostaria de ter uma equipa como a de 92/93... mas será que hoje em dia, há dinheiro que pague uma equipa assim??? Se naquela altura não havia... será que hoje consegues?

Um abraço,

V.

Jordan Cabeludo das Beiras disse...

Obrigado pelo comment. Esperamos voltar a esses temas.

Jordan Cabeludo das Beiras disse...

Amigo V, Espero sinceramente que sim, acho que actualmente temos um verdadeiro director desportivo, e se formos a ver as bem as coisas, não foi por dinheiro que os nossos planteis se foram detriorando, foi mesmo por falta de profissionalismo e até mesmo de competência.Esta época gastamos a modica quantia de 35 Milhões de Euros em aquisições!!!!
Agora pergunto amigo V., quantos dos adquiridos jogariam em 92/93??
Na minha opinião tirando o Rodriguez e o Rui Costa mais nenhum era titular. Não me estou a esquecer de Di Maria, Adu ou mesmo do David Luiz, no entanto estes são jovens e precisam de provar o que valem!!!
Espero que no futuro tenhamos motivos de orgulho nos planteis vindouros.

Abraço Benfiquista!!!

Anónimo disse...

Vamos ver as contratações e depois falamos..!!!

Anónimo disse...

Em toda a década de 80 e em parte da de 90 (até Damásio) o Benfica teve equipas de 1º plano a nível Europreu. Equipas que conseguiram ganhar campeonatos contra o Sistema e passearam a sua classe nos palcos europeus...

Não concordo que JVA tenha levado o Benfica à ruína... Por outro lado LFV actua de forma a parecer ser adepto do fócupoco ou do zbordem, embora com contas mais equilibradas...

Qt a Rui Costa, um dos melhores jogadores de todos os tempos, desejo-lhe felicidades mas não poderá ter resultados se ignorar a força e as potencialidades do Sistema e se continuar a permitir que se saiba na comunicação social tudo o que se passa no Benfica.

Como ponto positivo para esta época considero ainda apenas a contratação de Diamantino Miranda.

Anónimo disse...

pfffffffffffffffffffff...

afinal quem é que este gajo pensa que é? que bodega de post.

parece-me que os génios fundadores deste blog contrataram um infiltrado.

1234567vv disse...

Caro Francisco,

Não levou o Benfica à ruina (Santos, Brito e Damásio também tiveram os seus "méritos"), mas quase deu o empurrão final.

Não te lembras da contratação de Poborsky? Do famoso Oleh Luzhny que foi apresentado e passado umas horas voltou para Ucránia poia não havia dinheiro para o pagar?

Aceito que há muitas histórias sobre o Vale que são exageradas. Que ele não foi o único responsável pela crise do Benfica. Mas o certo é que ele nunca conseguiu recuperar o Benfica.

Abraço,

V.