agosto 08, 2008

Perfil: José António Reyes

Em Janeiro de 2004, quando trocou o Sevilha pelo Arsenal com apenas 21 anos, Jose Antonio Reyes era um dos mais entusiasmantes jogadores de futebol de Espanha. Possuidor de um magnífico pé esquerdo, exímio a cruzar e na marcação de livres, Reyes chegou a Londres envolvido numa aura de intensa expectativa. Para trás, ficava a Andaluzia e 25 golos em 95 jogos com a camisola do seu primeiro clube.

No Highbury Park, passou uma primeira meia temporada a alternar a discrição com momentos de perene inspiração. Fez dois golos ao Chelsea na Taça de Inglaterra, marcou também contra os blues na Liga dos Campeões e terminou a temporada como titular dos gunners.

Envergou a camisola do Arsenal durante mais duas épocas, mas a um nível quase sempre distante do muito que prometera inicialmente. Ainda assim, Reyes entrou definitivamente para a historia do futebol britânico, ao tornar-se no segundo jogador a ser expulso numa final da Taça de Inglaterra. Foi em Maio de 2005, contra o Manchester United.
Herói no último jogo do Real Madrid em 2006/07

Sem espaço no Arsenal, Reyes foi emprestado ao Real Madrid, por troca com o brasileiro Júlio Batista. Mas a intenção de reavivar uma carreira que vinha perdendo brilho não foi totalmente alcançada.

Reyes acabou a temporada com sete golos anotados, apesar de ter passado vezes a mais pelo banco de suplentes. Felizmente para si, a última impressão é quase sempre a que fica. No derradeiro jogo da temporada, que coroaria o Real como campeão de Espanha, Reyes substituiu o lesionado David Beckham e viria a apontar os dois golos que garantiriam o título aos merengues.

26 jogos e nem um golo no Atl. Madrid

Na última temporada, o internacional espanhol voltou a não caber no plantel do Arsenal. Vai daí, o Atlético de Madrid decidiu adquirir o seu passe e contratou-o por quatro temporadas. Contudo, apesar dos 12 milhões pagos aos ingleses, os colchoneros nunca receberam o retorno esperado através das actuações de Reyes.

Sem qualquer golo anotado nas 26 partidas em que participou com a camisola rojiblanca, Reyes foi dado como dispensável pelo técnico Javier Aguirre. Durante algumas semanas, falou-se com insistência que o seu futuro passaria pelo Olympique Lyon. Afinal, será no Estádio da Luz que irá trabalhar nos próximos tempos.

Em busca da Armada Invencível

Um dos grandes objectivo de Reyes na sua estada em Portugal passará, naturalmente, por recuperar um lugar na selecção de Espanha. O avançado estreou-se na Armada Invencível em Setembro de 2003, contra Portugal (3-0 para a Espanha em Guimarães), mas nunca conseguiu afirmar-se em absoluto.

Em 2004 foi excluído do Europeu, mas em 2006 participou numa partida a contar para o Mundial da Alemanha. Nos últimos dois anos desapareceu das escolhas de Luís Aragonés. Ainda assim, tem 21 internacionalizações e já marcou quatro golos pela principal selecção do seu país.

1 comentário:

Anónimo disse...

reyes grande player......esperamos k jogue tanto como no Arsenal.......e k marque golos desicivos como no real......
Rui Costa tenta o imprestimo de SAHA ele nao tem lugar no manchester...e grande....