junho 14, 2008

Então??? Quando é que a formação começa a render???

Caros colegas benfiquistas, tenho estado a acompanhar a nossa pré-época, e a tenho estado a ver que varios clubes estão interessados nos nossos jovens.
Pergunto-me, porque é que nas ultimas duas décadas a nossa formação apenas forneceu um jogador à formação principal ( Manuel Fernandes )?
Todos os anos ouço dizer que se estão a fazer investimentos para que a nossa formação dê frutos, um dos slogans do nosso presidente é que gostaria de ver a espinha dorsal da selecçao nacional com jogadores do BENFICA. Ora bem, eu pergunto-me, será que o Miguel Victor não é melhor que o Edcarlos, será que o romeu ribeiro não teria lugar no nosso benfica no ano passado,Yu Dabao passou de bestial a besta num segundo, entre tantos outros. Nem vou falar do Deco, do Hugo Leal, Edgar entre muitos outros.
Até nos grandes clubes europeus se vêem jogadores da formação, só no nosso benfica é que tem sido uma travessia no deserto, antes havia a desculpa da falta de condições, e agora??? Qual é a desculpa??
Alegro-me por ver que este ano as camadas jovens já tiveram uns campeões, só espero que não sejam desperdiçados até aos seniores....
Por ultimo relembro que a nossa afamada selecção tem jogadores que passaram pelas nossas camadas jovens, Deco, Miguel Veloso e Jorge Ribeiro, curiosamente foram dispensados.... já para não falar do MANICHE.
Toda a gente sabe que o Benfica é a marca nacional que melhor vende, como seria com uma formação tipo a do Sportem???
Pois é.... se calhar não teriamos de comprar jogadores caros e de nivel no minimo duvidoso...
Vamos ver se o André Carvalhas não será como o João Coimbra, João Pereira, Jorge Ribeiro,Miguel Victor e outros.... ESPEREMOS!!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Bom blog !
precisava de um contacto vosso, tenho uma proposta interessante para o vosso blog!

contactem me para o mail revoltado@kanguru.pt

1234567vv disse...

Caro Jordan,

A formação foi quase destruida nos tempos de Vale e Azevedo. Por exemplo Miguel Veloso e o filho de Rui Águas tiveram que ir jogar para a OSGAláxia.

Depois com toda a reconstrução patrimonial, andamos 3 a 4 anos com a casa às costas. Os séniores treinavam em 3 a 4 locais diferentes... e a formação andava por meia-lisboa.

É de admirar como é que sem condições ainda conseguimos ter um Manuel Fernandes.

Desde há 2 épocas temos um centro de estágio com as condições ideiais para formar jovens. Com 2 a 3 anos de atraso ao Sporting (e muitos de avanço ao FCP, que ainda hoje usa o da CMGaia!). Mesmo assim batemo-nos taco a taco com eles. Este ano vencemos os juvenis e ficamos em segundo a pouca distância do Sporting nos Juniores e Iniciados.

Quanto aos míudos:

- Miguel Victor é melhor que Edcarlos? Não. O Edcarlos passou uma fase muito má após a sua chegada. Erros atrás de erros. Mas acabou a época confiante e com muito boas exibições. Miguel Victor é um jogador inexperiente que necessita de ganhar estofo... muito estofo.

- Romeu Ribeiro tinha lugar no Benfica? Tem... mas entre aguentar o rapaz no banco ou sem ser convocado ou dar-lhe rodagem, o clube preferiu a segunda opção. Claro que ninguém esperava que as lesões e suspensões dizimassem o meio-campo da forma que se viu.

- Yu Dabao passou a besta? Não me parece... não jogou muito no Aves porque esteve lesionado. Mas quando foi chamado a impressão geral dos Avenses (com os quais tenho contacto) é que tem grande potêncial apesar da inexperiência.

E falta falar de outros 3 míudos que se portaram muito bem quando emprestados:
- Coentrão (o tal do "espetar 3" aos Corruptos),
- Ruben Lima, que ajudou o Aves a fazer uma soberba segunda volta na Liga Vitalis, em que conseguiu passar de último para 9º!
- Pedro Correia, com uma excelente época no Olhanense.

Claro que falta ao Benfica os mecanismos que permitiram a ascenção de Rui Águas, Paulo Sousa, Rui Costa, etc. Mas isso só se cria depois de ter a formação a funcionar.

Já agora... podias apresentar melhores exemplos que Hugo Leal (que como Dani era artista mas para se esforçar está quieto) ou Edgar (que de vedeta tinha muito como tinha de criança).

Quanto a Deco... ele não é da formação do Benfica. Que o Benfica de Vale e Azevedo e Souness o tenha desaproveitado é uma coisa. Mas isso não tem nada a ver com a formação.

Um abraço,

V.

Anónimo disse...

Desde quando é que o Deco é fruto da formação do Benfica? Lá porque um jogador passa pela equipa de juniores, ou nesse caso pela B, não quer dizer que tenha sido formado por esse clube.

O Anderson jogou no Porto juniores, e a formação dele é do Grémio.

Assim como Miguel Veloso, ele foi treinado e aperfeiçoado no Sporting. Apenas passou de relance no Benfica.

Quanto aos últimos jogadores do post...bem, são uns craques!

Jordan Cabeludo das Beiras disse...

Meu caro V. Tudo o que diz é verdade, mas se bem se lembra, o Hugo Leal ( já vi que não aprecia ), foi na altura, se bem se lembra o jogador jovem com mais potencial, juntamente com o simão, na altura no sportem! E não sou eu que o diz, são os denominados de entendidos, não só neste país mas inclusive em Espanha! O que pode dizer é k não era mentalmente forte, mas que não tinha qualidade parece-me excessivo.
Quanto ao Edgar, agradecia que visse alguns jogos em espanha, nomeadamente no malaga (antes da grave lesão), alguns ainda realizados pelo benfica, e as analises que lhe foram feitas aquando do torneio de toulon! Não podemos é comparar o Edgar da 20 anos com o actual.

Finalmente... DECO! Caro V., o DECO quando veio para o benfica foi para os juniores, inclusive fez alguns jogos por eles, é verdade que não é da formação... mas também ninguém se deu ao trabalho de ver os jogos dos juniores...


AH! Não sou defensor do Vale e Azevedo, mas a culpa não é só dele, porque a verdade é que a nossa formção sempre foi a que menos jogadores rendeu. Até nos andrades, e com as condições que nomeou, ou a falta delas, tiveram melhores fornadas que as nossas.

Abraço, Jordan

1234567vv disse...

Caro Jordan,

O Hugo Leal tinha enorme potêncial... nunca disse que não tinha qualidade. O que disse é que como o Dani, é um jogador que nunca se esforçou para melhorar.

Por onde passou começou bem e foi encostado (Benfica, Atl. Madrid, PSG, Porto, Braga e Belenenses). Infelizmente para ele e para quem gosta de futebol, foi um que se perdeu por causa da sua cabeça.

Quanto ao Edgar, também não disse que tivesse qualidade ou potêncial. E sim... vi-o a fazer bons jogos... mas sem nunca ter conseguido manter o nível exibicional. E eu conheço bem a carreira dele.

Concordo perfeitamente que o Benfica nunca foi um clube com escolas muito fortes... sempre foi mais um clube de prospecção. Em determinada altura a escola do Benfica era o Barreirense (de onde vieram Carlos Manuel, Chalana, Bento, etc).

Mas no final dos anos 80 o Benfica começou a apostar na formação e teve até muito bons resultados com bastantes jogadores a subirem à 1ª categoria(Rui Costa, Paulo Sousa, Paulo Madeira, Abel Silva, Kenedy, José Soares, Brassard, Pedro Henriques, Edgar, Hugo Leal, Maniche, etc).

Nessa altura a formação do Benfica era tão boa como as dos outros. Temos que ter em conta que muitos dos históricos do Sporting e Porto, na verdade foram formados em outros clubes.

Mas houve depois um corte grande quando em finais dos anos 90, a formação levou uma razia. É aí que o Benfica perde terreno frente aos seus adversários.

Neste momento recuperamos terreno e espero, como tu, que as melhorias continuem.

Acho que os resultados melhoraram bastante... mas falta a etapa de entrada nos séniores. Isso sim é mais importante!

forte abraço,

v.

" R y k @ r d o " disse...

Vermelhovzky, no seu melhor.

É dificil bater a sua sapiência.
.